fbpx Skip to main content

Existe uma barreira que a mente cria quando estamos concentrados. Você já esteve em alguma situação – uma conversa, assistindo um filme – em que alguém chama por você e simplesmente não ouve? Pronto, todos já passamos por isso. Sua mente criou uma câmara em que estavam apenas você e o motivo de sua concentração. Caso você consiga este estado psíquico, estudará com produtividade muito alta.

Vamos ao que interessa. Como fazer para criar uma bolha de concentração?

Primeiro você deve entender que existe um ritual para começar a estudar. Esse ritual ajudará sensivelmente para eliminar distrações.

 DENTRO DO SEU CÉREBRO.

Como está o seu N.P.S.? (nível de pensamentos por segundo) quando começa a estudar? O normal é que pouco antes de estudar estejamos com vários resquícios de pensamentos e lembranças recentes. Isso pode ser um problema.

Geralmente você é uma pessoa que tem mil pensamentos em um só momento na mente? Caso sim, a situação será agravada. E temos que intervir nesse momento que antecede os estudos. Você precisa do cérebro e da mente voltados para sua missão: aprender o que estudou.

O QUE RECOMENDO?

1- Em lugar isolado, logo antes de estudar, sente-se e faça um trabalho de respiração. Funciona assim: Com postura relaxada, mas ereta, feche os olhos e comece a controlar sua respiração – prestando total atenção nela. Respire fundo e inspire de forma longa e cadenciada. A respiração e a expiração precisam ter o mesmo tempo. Isso oxigena o cérebro, facilitando sua produção de energia. Traz atenção através do incentivo do funcionamento do sistema neural e reduz o NPS.

2 – Comece a pensar em si mesmo com compaixão e autoestima. Significa que você tem tolerância por seus atuais limites, mas está feliz em saber que é capaz de superar esses limites. Isso libera neurotransmissores (como a dopamina) que vão aumentar sua concentração. Além de preparar sua mente para funcionar de forma a trazer resiliência, ou força diante das situações adversas acontecidas durante o processo de preparação para a prova.

FORA DO CÉREBRO:

Como está o seu local de estudos? Arrumado, limpo, iluminado, salubre, com boa aparência? Caso sim, óbvio que você vai ficar feliz em estar neste ambiente. Então seu sistema neural apoia o fato de passar horas neste lugar, já que está feliz e bem quando se encontra ali.

Caso o seu local de estudos seja bagunçado, sujo… o oposto do primeiro caso, você sentirá mal-estar por ficar neste local. Em poucos minutos sua mente abre os portões da câmara de concentração. Uma sabotagem compreensível, já que você não se sente bem. Aí virão as lembranças, os problemas, as distrações necessárias para você desistir de estudar naquele momento.

 O QUE RECOMENDO?

1- O básico: prepare seu ambiente de estudos para que fique excelente para você. Quando você entra ali, sente-se bem e feliz. Não esqueça da iluminação e ergonomia. Isso faz diferença a longo prazo. Afinal você costuma passar mais de uma hora estudando.

2 – O óbvio: livre-se do que te distrai. Vamos começar pelo celular. Mensagens chegando, o celular tocando, isso com certeza distrai você. O computador com redes sociais abertas, isso vai te causar distração. Então, livre-se disso. Estude focado, sem a presença de distraidores físicos.

Leave a Reply

Mande um Whats
Ainda com dúvidas? Fale com o Pedro.
Olá! Se tiver alguma dúvida me mande um WhatsApp.