fbpx Skip to main content

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” …

 

Entendendo essas sabias palavras do grande mestre da espiritualidade, Jesus Cristo, sob a perspectiva da inteligência espiritual – e não apenas da religião como simples perceber dogmático – concluímos profundamente sobre expansão da consciência.

Vamos fazer as devidas associações à essa tríade significância sagrada. Sobre o caminho podemos concluir que á a nossa jornada pessoal e solitária pelas veredas da alma aprendiz. Um caminho que é uma viagem de descobertas, uma busca, uma procura em nós pelo simples, belo e ao mesmo tempo complexo sentido da vida… “Quem sou eu?” …

Nessa busca pela consciência da consciência nos tornamos uno com a consciência maior e universal: a consciência divina, a fonte criadora. Então nos perguntamos em que ponto do caminho estamos. Ao que tudo parece, a mente mecânica, o ego humano representam apenas o primeiro ponto desse caminhar. A evolução, a expansão do si mesmo depende realmente de adentrarmos nosso ser profundo em busca de algo mais que a óbvia matéria.

A verdade? A verdade…! Essa é a consequência do caminhar. Digo caminhar porque um caminho exige isso para que seja desbravado e descoberto. Conheço muita pessoas que repetem essas palavras como sendo apenas de Cristo – acham que só ele, o Cristo, tinha que trilhar tal jornada da alma.

A verdade é representada pelas descobertas espirituais que fazemos enquanto nos tornamos solitários em nós e únicos com o Todo. A verdade é descoberta quando nos despimos de nossas crenças (informações e mecanismos ou programas mentais – ou pseudoverdades) e adentramos nosso aspecto mais sutil sem carregar bagagens.

A verdade é única para cada um de nós porque somos únicos. Apesar de cada um perceber essa verdade de uma forma particular, em si ela carrega a mesma significância perfeita e universal. A verdade sobre Deus é apenas sua, a verdade sobre a vida é apenas sua, a verdade sobre o amor é apenas sua, a verdade sobre quem é você é apenas sua …

E por fim a vida. A vida é a vivificação do espirito dentro do processo da existência humana. Digo espírito como a representação da consciência cósmica humana. Quando o Eu-cosmo toma consciência de si mesmo dentro da vida – dentro da consciência divina (uma consciência dentro da outra) – há o surgimento da VIDA crística ou vida plena ou vida real. É o despertar da existência ou “nascer de novo” como também dizia o próprio Jesus Cristo.

Para iniciar esse processo de evolução através das palavras do Cristo, leia também esse artigo: Inteligência Espiritual e Gestão das Emoções. Nele você terá informações práticas para seguir sua jornada espiritual.

Recomendo também que assista o vídeo abaixo e baixe gratuitamente o Guia prático Definitivo para Gerenciar suas Emoções.

Abraços fraternos!

 

Pedro Paulo Eloy

Psicoterapeuta e Escritor

Leave a Reply

Mande um Whats
Ainda com dúvidas? Fale com o Pedro.
Olá! Se tiver alguma dúvida me mande um WhatsApp.